Dicas

Vidro temperado e laminado na segurança

Selecionando o vidro de segurança para uma aplicação, seja decorativa, seja funcional, frequentemente surgem duas opções: vidro temperado ou laminado. Ambos se qualificam como materiais de segurança em vidro. Isso significa que eles estão em conformidade com os códigos atuais de envidraçamento de segurança. Eles podem ser usados ​​em ambientes fechados, corrimãos e outros locais que possam ser considerados perigosos. Mas o vidro temperado e o vidro laminado têm vantagens distintas e diferentes.

 

O vidro temperado

O vidro temperado é feito por aquecimento e resfriamento de um pedaço de vidro padrão em um forno de têmpera. O vidro, que deve ser pré-cortado e afiado antes de ser colocado no forno, é aquecido e, depois, resfriado rapidamente. O processo de resfriamento deixa o vidro endurecido, de modo que ele fique aproximadamente de quatro a cinco vezes mais forte. Portanto, mais resistente à quebra do que os vidros comuns encontrados no mercado. Se quebrar, o vidro temperado quebra em pedaços pequenos, que são menos propensos a causar ferimentos ou danos. Essa também é uma grande vantagem.

 

O vidro laminado

O vidro laminado é feito de duas ou mais camadas de vidro. Eles tendem a permanecer juntos caso quebrem, qualificando-o, assim, como um material de segurança. Outro ponto positivo do vidro laminado é que ele bloqueia a transmissão de luz UV e possui propriedades de redução de ruído. Nos carros, ele tem sido usado em para-brisas, por exemplo.

 

Vidro temperado ou laminado: escolha o caminho certo para você

Se o assunto é resistência à quebra, os vidros temperados são a escolha certa para você. Os laminados têm vantagens, porém, quando falamos em segurança, que é o nosso assunto hoje, a opção deve ser pelo vidro temperado. Além disso, espessuras e cores são disponíveis com variedade. A facilidade de limpeza e manutenção são outros pontos fortes.  

 

Custo x Benefício

Quando observamos o custo-benefício, a decisão é ainda mais simples. Os laminados, geralmente, são mais caros que os vidros temperados. Estes ainda têm um fator que faz a diferença junto ao preço, que é a durabilidade.

 

Quer saber mais sobre vidros temperados? Siga-nos no Facebook. Será um prazer tirar suas dúvidas para que você possa ter sempre o melhor em sua casa ou empresa.