Dicas

Vidro refletivo: 3 motivos para aplicar no seu projeto

O vidro refletivo tem sido amplamente utilizado em fachadas de prédios comerciais. Recentemente, também é aposta nas residências. Toda a fama começou devido às suas funções de controle térmico e luminoso. Além da estética diferenciada, o vidro possui especificidades que ganham destaque no mercado e chamam a atenção dos consumidores.

Formado pela deposição de óxidos metálicos em sua superfície, esse tipo de vidro possui camada metalizada que confere o efeito refletivo. O material pode ser, ainda, grande aliado do conforto ambiental e da eficiência de energia nos edifícios. Para provar, com ainda mais precisão, que a aplicação do vidro refletivo é a melhor opção para o seu projeto, separamos três motivos. Confira:

 

1.     Controla luminosidade e calor

O controle de luz e calor é o principal e mais famoso benefício do vidro refletivo. A camada metalizada garante que os raios solares que batem em sua superfície sejam refletidos para fora do ambiente. Isso, em alguns projetos, consegue reduzir em até 70% a passagem do calor.

Além disso, a mesma camada controla a entrada de luz nos ambientes em que o vidro é aplicado. Quando o material é mais claro, a quantidade de luz que entra é maior. Quanto mais escuro for o vidro, menos luz consegue atravessá-lo. Nesse ponto, é importante levar em consideração os objetivos do lugar e suas características ao escolher as tonalidades.

2.     Possui variedade de cores e estéticas

Disponível nas cores azul, cinza, verde, bronze, dourado e também com a possibilidade de ser incolor, o vidro pode ser mais refletivo ou mais neutro. Os formatos também são variáveis e atendem os mais diversos projetos. Como já citado, é importante ter sempre em mente as funcionalidades que você deseja que o vidro refletivo aplicado tenha no seu plano de fachada ou na decoração.

Outra facilidade do material refletivo é que suas propriedades podem ser aplicadas nos mais diversos tipos de vidros encontrados no mercado. Entre eles, estão o vidro temperado, o laminado, o serigrafado e o esmaltado. Na busca por resistência e sofisticação, o temperado é o mais recomendado.

3.     O vidro refletivo é ideal para revestimento

O aspecto espelhado do vidro refletivo é capaz de proteger paredes e vigas de modo uniforme quando é aplicado em um sistema chamado de pele de vidro. Por isso, é uma boa solução de revestimento. O material também é a melhor opção para quem busca privacidade no trabalho. Esse fator está diretamente ligado à quantidade de luz do ambiente. No caso dos vidros refletivos, só é possível ver através dele quando há mais luminosidade no espaço oposto ao que está o “observador”. Assim, durante o dia, é possível manter a privacidade dentro do edifício.

Agora você sabe os principais motivos para escolher o vidro refletivo. O próximo passo é decidir como vai aplicá-lo em seu projeto. Para se inspirar, conheça os projetos da Alutemper!