Dicas

Esquadrias de alumínio ajudam a manter o ambiente climatizado

Na hora de construir ou comprar uma casa, talvez, uma das últimas coisas em que você vai reparar é o tipo de esquadria encontrado em janelas e portas. Entretanto, apesar de passar um pouco despercebido, o tipo de esquadria é de extrema importância para a harmonia do lugar.

Ao escolher a esquadria correta para o seu ambiente, além da estética, você também estará contribuindo para a temperatura do local, que pode variar drasticamente com a utilização de outros materiais. As esquadrias de alumínio garantem um ambiente mais fresco durante os meses mais quentes do ano e um favorável isolamento término na chegada do inverno. Se sua casa possui variação extrema das temperaturas, provavelmente o seu maior problema está no tipo de janela ou porta que escolheu.

Escolhendo o tipo de esquadria mais indicado

Antes de optar por um tipo de esquadria, leve em consideração o sistema de fechamento da janela e o conjunto composto pelo material de fabricação. Em relação ao formato, uma janela de correr, por exemplo, sempre terá um vão em seu fechamento, ao contrário de uma janela que abre perpendicularmente ao caixilho, que veda o ambiente por completo.

Já ao se decidir pelo material utilizado, dispense logo de cara as estruturas feitas de ferro, pois, por ser um condutor térmico, favorecem uma maior troca de calor entre os ambientes. Além disso, os vãos entre suas peças móveis são maiores, facilitando a passagem do ar para dentro do ambiente.

As esquadrias de alumínio são a melhor opção por custo-benefício, já que contam com um sistema de isolamento formado por borrachas ou cerdas entre suas folhas, otimizando a vedação e mantendo uma temperatura estável, independentemente da época do ano.

Acertando no vidro

Além da esquadria, o tipo de vidro que você escolhe colocar nas janelas também faz a diferença para o ambiente, potencializando seu desempenho térmico. Quanto mais espesso for o vidro, menor será seu potencial de perder calor por condução. Portanto escolha o vidro baseado no clima que você deseja conferir a cada espaço.