Dicas

Esquadrias de alumínio: dicas para manutenção

As esquadrias de alumínio estão cada vez mais presentes na decoração das casas. Principalmente em cozinhas, banheiros e áreas de lazer, o alumínio é o material ideal por ser resistente a corrosões e à ferrugem. Além da resistência, as esquadrias transmitem sofisticação, são leves e de fácil manutenção. Para isso, separamos algumas dicas que vão ajudar na conservação do material:

1.     Evite o acúmulo de poeira

Os trilhos inferiores das esquadrias precisam ser constantemente limpos para evitar o acúmulo de poeira. Ao abrir e fechar portas e janelas, a sujeira se instala e, com o tempo, placas de difícil remoção são formadas. Isso pode comprometer o funcionamento das roldanas e exigir uma troca precoce da peça.

2.     Tenha atenção aos materiais de limpeza

Para limpar as esquadrias, basta usar água e detergente neutro. Evite o uso de materiais derivados do petróleo, como vaselina e solventes. Produtos ácidos e alcalinos também não são recomendados. Utilize panos limpos e macios ou flanelas que não soltem fios para auxiliar na limpeza.

3.     Cuidado com objetos na superfície das esquadrias

As janelas e portas não devem ser forçadas e é importante que corram suavemente. Objetos como escadas e cadeiras, por exemplo, podem danificar o material, causar arranhões e prejudicar a funcionalidade da esquadria. Também é importante não utilizar objetos cortantes para limpar os cantos de difícil acesso. Pinceis macios, molhados com água e sabão neutro, podem solucionar o problema.

4.     Não remova as borrachas e massas de vedação

A remoção das peças e massas responsáveis pela vedação pode ocasionar infiltrações e danificar as esquadrias. O acúmulo de sujeira é outro fator que pode gerar esse problema. Por isso, os drenos também precisam estar sempre limpos.

5.     Soluções alternativas são boas opções

Uma dica interessante é o uso de uma receita caseira para manter o brilho das portas e janelas. A mistura de óleo de cozinha e álcool, com quantidades iguais, mantém o alumínio com aspecto novo. Após a aplicação, passe panos macios para finalizar limpeza.

 

Em caso de dúvidas, consulte o fabricante da sua esquadria. Um profissional saberá guiar e definir a manutenção ideal. Na Alutemper, as esquadrias são executadas com o design escolhido por você e um manual de uso e conservação é disponibilizado! Conheça nossos projetos e peça agora um orçamento!