Dicas

Conheça as vantagens do vidro fotovoltaico

O vidro fotovoltaico consiste em vidros que geram energia. Destrinchando o conceito, significa pequenas lâminas de células fotovoltaicas feitas com silício, que é um material semicondutor. Elas podem ser instaladas em vidros simples, laminados ou duplos. Esse vidro faz a conversão da luz do sol, absorvendo a radiação solar, em eletricidade. Essa conversão se dá por meio de semicondutores transparentes (células solares), instalados entre duas lâminas.

 

Os painéis de vidro possuem muitas células que estão interligadas, e a condução de energia é realizada por fios instalados no interior dos perfis de alumínio, levando energia de um painel a outro, consequentemente, até as baterias de armazenamento. Além de gerar energia, a tecnologia garante resultados satisfatórios na diminuição da absorção de calor interno. Isso reduz a necessidade do uso do ar-condicionado. Outra vantagem é permitir a passagem da luz natural.

 

Vantagens do vidro fotovoltaico

 

Além dos benefícios citados acima, uma vantagem de destaque dos vidros fotovoltaicos é a preocupação com o meio ambiente. Pelo fato de ser uma fonte de energia limpa e renovável, as consequências do efeito estufa são reduzidas. Ademais, a energia contribui para a diminuição da dependência energética por fontes não renováveis, como petróleo, nuclear e fóssil.

Você sabia?

 

Os edifícios em todo o mundo são responsáveis pelo consumo de 70% da eletricidade usada nas grandes cidades. Como resultado, isso aumenta a emissão do gás CO2 e é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

 

Essa tecnologia já é muito utilizada na Europa em fachadas de prédios e coberturas e apresenta resultados muito satisfatórios, como o aumento dos ganhos em eficiência energética, além de alto desempenho ambiental.

 

Os vidros fotovoltaicos são sustentáveis e têm tamanhos adaptáveis aos padrões da construção. Além disso, combinam com qualquer material de construção. Em conclusão, vale o investimento, não é mesmo?