Dicas

Boxes de banheiro em vidro temperado: 3 dicas de manutenção

Banheiros bem decorados pedem um boxe elegante. E, pensando em elegância, os boxes em vidro temperado são as melhores opções. O vidro temperado transforma o ambiente com leveza e é um dos materiais mais resistentes do mercado. Além de contribuir para a beleza, o boxe precisa funcionar bem. Para que isso aconteça com efetividade, é importante tomar alguns cuidados. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão auxiliar na manutenção do seu boxe.

Os três tipos de boxes mais comuns são os com portas de correr, os com portas de abrir – conhecidos também como pivotante – e os boxes de canto.  As instruções listadas a seguir englobam todos esses modelos. Confira:

1.     Faça uma checagem após a instalação

Depois de instalado, é importante não utilizar o boxe antes do prazo de 24 horas. O tempo é necessário para que o selante seque por completo. Além disso, existem algumas verificações que podem ser feitas para saber se o funcionamento do material está certo. Entre elas, estão coisas simples como avaliar se as portas estão abrindo e fechando com facilidade, se a guia da porta está firme e se os vidros não estão em contato com outro vidro ou com o piso.

2.     Com vidros temperados, aposte em limpeza simples

Para a limpeza do boxe, é preciso apenas água com sabão ou detergente neutro. No vidro, especificamente, pode ser usado limpa-vidro. Depois da aplicação, use panos macios para secar. Essa manutenção pode ser feita diariamente para evitar manchas e o acúmulo de sujeira.

Produtos abrasivos, como lixa ou palha de aço, ou ácidos não devem ser usados, porque removem os rejuntes. Sem os rejuntes, o material é prejudicado. Outras peças que precisam ser evitadas são as pontiagudas, inclusive para retirar as etiquetas coladas no vidro.

3.     Faça manutenção preventiva com um profissional

A norma ABNT NBR 14207 afirma que, nos boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança, uma manutenção preventiva deve ser feita a cada 12 meses. Essa manutenção precisa ser realizada por um profissional qualificado, seguindo as recomendações do fabricante do kit de instalação do boxe. Durante a revisão, todos os componentes são avaliados para garantir que estejam em boas condições de uso.

Os boxes possuem prazo de garantia. Caso o seu esteja fora, entre em contato com a Alutemper e solicite um orçamento! Se você busca inspiração para dar uma modificada, com sofisticação, em seu banheiro, você também pode conhecer nossos projetos.